Novos equipamentos de segurança de carros serão obrigatórios no Brasil
Normas do Contran exigem itens básicos como para-choques, faróis, luzes de freio e seta, limpador e lavador de para-brisas e buzina em todos os veículos vendidos no Brasil. Para-sol, velocímetro, cintos de segurança e refletores traseiros também estão na lista.
Pode
parecer exagero em alguns casos, mas no Brasil funciona assim.
Retrovisor do lado direito era opcional em alguns populares até 1998,
quando lei passou a obrigá-los.
O
mesmo aconteceu com a terceira luz de freio (brake light), compulsória a
partir de 2009, e com os airbags dianteiros e os freios ABS em 2014.
Outros
importantes equipamentos de segurança logo também estarão em todos os
carros vendidos no Brasil – ainda que sejam obrigatórios lá fora há
anos. Sempre há espaço para melhorar – vale lembrar que, até hoje, temos carros sem barra lateral nas portas, recurso que chegou aqui há 24 anos.
1. Isofix: em 2018/2020
O sistema Isofix garante que a cadeirinha seja presa sem folgas no banco traseiro
O que é?
Padrão internacional para fixação de cadeirinhas infantis.
Elas se prendem a ganchos soldados na carroceria em vez de usar o
cinto. É compatível com o sistema Latch, dos Estados Unidos, que também
se prende ao encosto.
A partir de quando?
Janeiro
de 2018 para todos os novos automóveis e utilitários com mais de uma
fileira de bancos e 2020 para modelos que já estão no mercado. A norma
exige o equipamento em pelo menos um assento.
Europa: obrigatório desde 2013
EUA: obrigatório desde 2003 (padrão Latch)
2. Cinto de três pontos e encosto de cabeça centrais: em 2018/2020
Cintos de três pontos e encostos de cabeça para os ocupantes será obrigatório em todos os veículos
O que é?
O
cinto de três pontos sustenta o corpo pelo abdômen e pelo tórax.
Pesquisa americana mostrou que eles reduzem as fatalidades em 58% contra
48% dos cintos de dois pontos.
Os
encostos de cabeça têm a função de evitar o efeito chicote, quando a
cabeça fica desprotegida ao se movimentar para trás em uma colisão – o
que pode provocar sérias lesões no pescoço.
A partir de quando?
Devem
estar presentes em todos os lançamentos, nacionais ou importados, desde
1° de janeiro deste ano. Carros que já estão no mercado hoje estão
obrigados a cumprir esta regra a partir de 2020.
Mas os encostos são facultativos para esportivos com assentos 2 + 2 e conversíveis.
Europa: 2006
EUA: 2007
3. Controle de estabilidade: em 2020/2022
Botão de controle de estabilidade
O que é?
Sistema eletrônico atua de forma independente no freio de cada roda para
corrigir a trajetória do veículo em casos de perda de aderência dos
pneus, seja em curvas ou em desvios bruscos de rota. Seu módulo também
cuida do controle de tração e do assistente de partida em rampa.
A partir de quando?
De
2020 para novos modelos ou que sofreram grandes mudanças. Será
obrigatório para carros e comerciais leves zero-km vendidos a partir de
2022.
Europa: obrigatório desde 2014
EUA: obrigatório desde 2012
4. Luzes diurnas: em 2021/2023
O novo City acaba de receber luzes diurnas de leds na versão mais cara
O que é?
Sua
função é a de tornar o carro mais visível durante o dia. Acende ao dar
partida no carro, mas mantém faróis e lanternas desligados. A lei
permitirá que a lâmpada seja do tipo led ou halógena.
Também são conhecidas pela sigla DRL (Daylight Running Lamp).
A partir de quando?
De
2021 para projetos de novos veículos (inclusos caminhões e ônibus).
Após 2023, todos os veículos fabricados e vendidos no país serão
obrigados a ter o equipamento.
Europa: 2011
EUA: não obriga, mas em alguns estados deve-se ligar os faróis durante o dia sob baixa visibilidade.
Fonte: Quatro Rodas
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